Dahon Launch D8

Jan 19, 2021

Post original minivelocentral.com


Este é o primeiro post de 2021, um ano que se espera bem melhor (vá não há-de ser muito difícil) 

Um feliz 2021 para ti e para os teus

A Launch D8 seria supostamente a primeira Dahon com a nova dobradiça JAWS, mas foi a Mariner. Embora seja apenas uma questão de branding porque a Launch e Mariner têm o mesmo quadro, apenas diferem no tipo de travão, sendo a Launch a disco e Mariner vbrake 

A nova dobradiça JAWS é da família do LockJaw encontrado nas Dahon Dash e Cadenza e consiste em vários dentes que encaixam entre si. 


 

O aperto fica agora por baixo do quadro

São 3 níveis com duas linhas de dentes em cada lado que encaixam entre si. Repara que a força aplicada no quadro é de cima para baixo e este tipo de dobragem confere-lhe uma robustez ainda maior para além de ser tecnicamente mais simples do que a V-Clamp que acompanha a maioria dos quadros curvos e alguns direitos como a Hemingway. Por outro lado parece haver um maior contacto entre partes o que teoricamente produzirá um pouco mais de vibração, que pode ser compensado com melhores pneus. Na pratica não senti nenhuma diferença.

Visualmente é também mais apelativo porque a divisão fica menos percetível. 

Outra nova tecnologia é o cabo de aço Deltec que une as duas partes do quadro para reduzir as tensões na dobradiça. Este cabo é flexivel e está discretamente misturado com os habituais cabos de mudanças/travão, os 3 enrolados com uma espiral larga. Este cabo ao contrário do que possas pensar não serve para emendar potenciais falhas, mas sim para reforçar, garantir mais versatilidade e durabilidade do material. 

Visualmente fica ainda mais discreto do que ter os cabos todos separados a passar colados ao quadro. 

A Launch também trás a slot frontal para cargas sem interferir na direcção. Aqueles 3 pontinhos que vês na imagem e que serve para o adaptador Dahon Valet Truss ou o universal Klickfix

Quase todas as Dahon tem (excepto Curl, EEZZ e K3) 


Este cabo tem um afinador no final que convêm ir vendo. É apenas para esticar o cabo, simples. 

Outro destaque na Lauch, que é no fundo a maior diferença, o selling point: discos. Mecânicos é certo, mas não esquecer que esta Launch custa menos de 900€. E são Tektro, funcionam bem e são sempre preferenciais para viagens grandes. São também compatíveis com manetes STI se quiseres aplicar um guiador dropbar ou bullhorn e como apenas tem 8 velocidades, sairia uma customização económica

E por falar em costumizações, tal como a Hemingway, a Launch vem com uma forqueta com 100mm OLD que é a largura interna mais usual nas bicicletas (ao contrário dos 74mm habituais nas Dahon)

 

A Launch está equipada com uma transmissão de entrada/média Altus de 8v. Podes aumentar para 9 ou aumentar a amplitude da cassete para por ex 11-36

Na frente tens um pedaleiro com 53 dentes e protecção. E ainda um aparador do outro lado. Com estas duas peças a corrente nunca corre o risco de saltar.

Os pneus são bons, uns Road Cruiser, suficiente para deslocações urbanas. Alguma protecção antifuro. Os Aros de parede dupla com acabamento preto mate e para disco (sem a banda cnc para vbrake)


Outros detalhes


 

Pedais dobráveis Wellgo em alumínio e grande plataforma


 

Apero de espigão com maior largura para o polegar e acabamento conificado. Descanso com regulação, mais forte do que é habitual noutras Dahon.

Punhos ergonómicos, manetes de 2 dedos Tektro, aperto do guiador é o extra largo mais fácil de operar.

O guiador pode ser regulado em angulo e em altura (espigão telescópico Radius)