Iluminação Cateye e suporte traseiro na Vello bike

Mar 11, 2021

importado do blog minivelocentral.com

A japonsesa CatEye tem uma nova colecção, a AMPP com um formato octagonal interessante. Estas que recebi são as de 500 lumens.  

A AMPP, pesa apenas 117g e vem com o suporte tradicional FlexTight da CatEye para guiadores e no caso da Vello pode ficar no tubo principal do guiador que não interfere com a dobragem.

 

Os 500 lumens são mais do que suficientes para uma utilização diária mesmo em ambientes realmente escuros. A lanterna tem 4 modos, mas legalmente apenas podes usar os 2 que são contínuos, um com os 500 lumens (autonomia 1.5h), outro com 250 (autonomia 3h). Em "modo pisca" pode chegar às 50h de autonomia mas não o deves fazer na via pública.

 

Apenas precisas de tocar na patilha para ela sair. O adaptador é compacto e enquadra-se muito bem no conjunto do guiador, ao lado do aperto vermelho. 

CatEye Rapid mini. Super compacta, com 22 gramas e 25 lumens. Tem um modo de bateria fraca que é interessante para conseguir esticar quando está quase no fim. Tem 4 modos e no máximo a autonomia pode ir até 3h, apesar do tamanho minúsculo da bateria. Recordando que são apenas 25 lumens, mas o suficiente para a maioria dos cenários (para algo em linha com a Amp500 há a Rapid X ou X2 com 80 lumens)

 

A Rapid mini tem 2 posições, verticar e horizontal, como podes ver mais em baixo no post. 

 

Ambas carregam por USB. A Rapid 2H e a AMPP 4h no carregador do telemóvel ou até 8h se for no PC 


Suporte traseiro

A Vello tem um sistema de dobragem em 3, em que o quadro não tem divisões a meio, garantindo uma robustez ao nível de qualquer bicicleta não dobrável. Significa que a roda traseira vem para a frente, o que impossibilita o uso de suportes traseiros convencionais. A marca entretanto desenvolveu um, só que ainda não está em comercialização. Mas não é por isso que ficas impossibilitado de usar sacos atrás. Há N possibilidades, como o minimalista bikepacking que está na moda e dispensa suportes (diminuindo peso e complexidade)

Vello com o novo Brooks Scape - fonte : bklisboa.pt/vello-bike/equipamento-vello


Mas também podes usar o tradicional suporte traseiro para o espigão de selim, que habitualmente suporta 10/15kg, suficiente para o dia a dia ou para viagens grandes se combinarmos com outras opções à frente

Este da foto não tem marca, encontrei-o num fornecedor e pareceu-me muito interessante por ter o apoio robusto em aço e as hastes laterais para os sacos não baterem nas rodas. Demasiado bom para o preço (aprox 25€ a confirmar). Felizmente o espigão da Vello tem o diâmetro convencional encontrado em muitas bicicletas (31mm). Já não teria a mesma sorte com uma Dahon/Tern, mas para estas há outras opções.  

Podes colocar um saco de qualquer dimensão. Fica suficientemente afastado dos calcanhares. E ate o podes descer ao nível da roda para ter mais estabilidade. 

Aqui o pacote completo, com cadeira Polisport Bilby (até 3/4 anos) e o suporte frontal da Vello Luggage rack para Klickfix (até 10kg). Ainda sobre a cadeira, não testei com uma traseira porque não tinha nenhuma à mão, mas ensaiei com esta e se os sacos não forem muito grandes é possível ter o conjunto atrás. 

Na dobragem não precisas de o tirar. Basta rodar o selim. Mas se quiseres que o espigão selim apoie no chão tens de o tirar ou pedir um espigão com maior comprimento (há!) Os sacos também podem ficar se não desceres o espigão. 

Há muitos suportes para espigão de selim no mercado. Tens os da Topeak que gosto muito, com vários ângulos disponíveis e mais algumas funcionalidades - bklisboa.pt/topeak 


Agora que já temos um suporte traseiro, precisamos de uma solução para a Cateye Rapid. Existe um adaptador para os suportes traseiros.


 

O suporte encaixa perfeitamente, e permite colocar nas duas posições. Embora faça mais sentido na horizontal

 

Ainda existe um pequeno parafuso com anilha que permite bloquear a luz para ninguém a levar. 


Podes ver isto tudo aqui: bklisboa.pt/vello-bike