Veli MT | a elétrica fofinha
Apr 2, 2025
Foi em 2014, 2 anos depois do nascimento da bk lisboa, que comecei a construir as primeiras bicicletas "mini velo" em Lisboa. Os quadros de aço vinham de longe, Taiwan. Eram quadros especiais, com geometria diamante que em vez de levarem rodas grandes, levavam rodas de 20". No Japão são conhecidas por "mini velo".
Chegavam entulhados, em caixas mal embaladas e depois eram tratados e pintados aqui. O primeiro ano foi fraquinho, pouco interesse do pessoal. Mas a partir de 2015 a coisa mudou e 2016 foi o melhor ano de sempre com dezenas delas na rua, foi o ano em que praticamente só montava e vendia mini velo. A grande maioria das bicicletas Veli que andam por aí são desses anos. Entretanto veio o boom das elétricas e a minha atenção voltou-se para elas, estabelecendo-se hoje como a principal receita da actividade.
Veli MT ("MonTanha")
Produzir uma elétrica é muito diferente de produzir uma convencional, desde já por questões de certificação, mas também as exigências técnicas e investimento avultado em comparação às outras, por isso decidi pedir ajuda uma fábrica alemã da minha confiança para fazer uma ebike compacta, mas leve. Rodas 20", motor central, correia, mudanças internas... enfim, aquilo que as pessoas realmente querem e a um preço acessível, MAS feita na Europa.
E assim nasceu a bicicleta elétrica compacta Veli MT que pesa apenas 20kg, mas tem um motor Shimano de bom torque (40Nm) e bateria que dá para mais de 120km. Tem uma correia de carbono que não faz barulho, não usa óleo e dura mais de 15mil km!
As rodas são muito robustas, aros largos, raios de inox, as mudanças são internas, 8, livres de grande manutenção. O travões são hidráulicos da Shimano, os pneus anti-furo e com suspensão. O quadro e forqueta são de alumínio. É uma bicicleta realmente preparada para as humidades, especialmente junto à costa portuguesa. O suporte traseiro permite alforges (ex. Ortlieb) e acessórios de engate rápido Racktime
Não é considerada uma bicicleta de carga, mas recebe 750€ do Fundo Ambiental e suporta uma criança até 8 anos na frente com o UrRider (para curtas distâncias) ou em cadeira convencional atrás até aos 6.
O facto dos pedais dobrarem, do guiador girar e do selim recolher faz com que seja uma óptima opção para viagens grandes ou simplesmente para estacionar em casa
Vê mais sobre ela aqui: velibike.com/ebike